Vem com a gente!

Fita para Dona Saudade



By  Coletivo Poesia Marginal     19:46:00    Marcadores: 
 
(Essa é uma fita para a Dona Saudade)
         Na semana passada o professor tinha proposto uma narrativa descrevendo a maior emoção de nossas vidas. Pela mente de muitos se passaram mortes, alegrias, expectativas, viagens, presentes e momentos que, por mim, passariam longe de ser uma das maiores emoções. Exceto perdas ou mortes. Bem, digamos que o assunto central da minha redação é uma morte, e consequentemente uma perda. Mas é um assunto feliz. Não é de fato a maior emoção de minha vida, porque vejamos bem, minha vida nem começou ainda. Porém, é uma das que eu nunca esquecerei... Ela está contigo, Dona Saudade. É só uma lembrança.
         É duma época em que não me passavam pela cabeça problemas e preocupações. É também de uma viagem, mas não é dela nem do lugar necessariamente. É do momento. Aquele momento em que todos da família se sentaram numa mesa quadrada, pequena, naquela casinha emprestada pelo amigo de um dos meus parentes, uma casa de um quarto só. Estávamos nos servindo do macarrão que eu considero o melhor de todos. Não era da melhor marca, nem tinha os melhores temperos possíveis. Ele estava bem amanteigado, mas ele tinha gosto de... Felicidade. É isso. Eu nunca me esquecerei do sabor daquele macarrão. Por incrível que pareça, eu considero essa a lembrança mais feliz de minha vida. Eu já tive algumas experiências bem mais legais e bem mais excitantes que essa, porém, essa daí, pela simplicidade que ela compõe, vence. E eu não sei o exato por que. Talvez seja pelos sorrisos, pelas conversas, ou porque naquele instante parecia como se nossas vidas não tivessem nenhuma responsabilidade, nenhuma preocupação. Ninguém derrubou comida na mesa, e todos lavaram a louça. Ninguém brigou, ninguém desobedeceu. Ninguém se sentiu desconfortável, em nenhum momento. E então, eu me recordo de meu pai ter colocado a máquina para disparar, para que assim, guardássemos uma foto daquele momento. Hoje já não a tenho, mas se a encontrasse poderia sentir... Ali, a felicidade estaria estagnada, aprisionada, e tão... Encantada. Eu provavelmente choraria. E a culpa é sua, Dona Saudade, de me fazer querer aquilo tudo de volta. A culpa é toda sua de trazer esse fundo poço de desconforto que sinto toda vez que penso nesse momento.
         E é por isso que essa fita é endereçada a ti. Não acho minha semana demasiada interessante para detalhar aqui, porém, gostaria de deixar claro que a Senhorita Infelicidade viera me visitar no fim da semana de novo. Tão boazinha, ela deixa rastros toda a semana e vem fortalecê-los antes que desapareçam. Antes que a fita acabe, Dona Saudade, gostaria de cobrar-lhe aquelas gotas de entorpecimento toda a vez que me lembro de ti.
Abraços,

13 comentários:

  1. Que texto! *0* não consigo descrever em palavras o quão lindo achei

    ResponderExcluir
  2. As melhores coisas estão nos detalhes.
    Parabéns pelo texto. Tocante, sincero e autêntico. Já estou indo ler outros :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante do texto, a escrita está excelente também. Adoro esse blog, ler os textos daqui sempre me acrescenta algo!

    ResponderExcluir
  4. Esse blog já tem espaço garantido no meu ♥
    Textos maravilhosos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do texto, muito autêntico! Texto perfeito como os outros.

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vezes venho aqui e acabo lendo mais um texto ótimo. Parabéns a escritora pela complexidade do trabalho.
    Abraços,
    Uiara Melo

    ResponderExcluir
  7. Como não gostar do blog? Sempre com textos lindos, lindos, lindos!
    Entrei completamente naquele ambiente, estava até disposta a ler uma narrativa maior, sabe? Fiquei envolvida logo do inicio... Parabéns ao autor!
    Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  8. Ah dona Saudade! Lido com ela nesses tempos repletos de problemas! Como gostaria de voltar e reviver momentos que marcaram. Seu texto mexeu comigo. E como!
    Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  9. Ah, quantas saudades este texto me trouxe agora.
    Saudades dos meus pais e da minha infância. Saudades da garota sonhadora que um dia eu fui...saudades, saudades...

    ResponderExcluir
  10. Essa Dona Saudade do conto é prima de primeiro grau da Dona Vida. Uma alimenta a outra, uma depende da outra.

    Gostei... mais uma vez!

    ResponderExcluir
  11. Bem articulado, faz uso de linguagem coloquial. Gostei. Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Ah, que texto... Quando estava lendo, pude sentir a dor da saudade em cada palavra. A vida é tão breve... como um piscar de olhos.

    Parabéns pelo texto!
    Amei!

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Acredito que esteja emotiva hoje, mas os textos que estou lendo são de uma profundidade incrível. Além é claro de causar-me grande nostalgia. A saudade sempre vem nos fazer companhia, as vezes nos momentos em que menos esperamos. Excelente texto, parabéns. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir