Vem com a gente!

Endless Song - Sonic Youth



By  Coletivo Poesia Marginal     07:10:00    Marcadores: 




Sonic Youth - Evol

Vamos falar um pouco sobre o Sonic Youth, a banda foi formada no início dos anos 80. Thurston Moore (vocal e guitarra), Lee Ranaldo (vocais e guitarra) Kim Gordon (vocais e baixo)
Steve Shelley (bateria) foi a formação clássica do Sonic Youth, que contava também com Mark Ibold (baixo) na sua formação original.
O disco Evol, de 1986, é um clássico; e posso até citar porque não, um cultuado album.
E ponto de partida para uma carreira mais sólida, menos apegada as vertentes de noise rock e
do movimento no wave, que teve início no final dos anos 70. Não confundam, é "No wave" mesmo, não é "New wave". Eu, particularmente, gosto muito desse álbum.
A primeira faixa, Tom Violence abre o disco lindamente com uma melodia mais pop, em relação aos discos anteriores. Mas ''pop'' dentro do Sonic Youth seria algo mais do tipo, uma combinação mais coesa e tudo mais(vocais: Thurston Moore), uma parte da letra dessa música "My violence is a dream, a real dream, a skinny arm...'' Essa música é extremamente marcante. Considero essa uma das minhas músicas preferidas do Sonic Youth, entre todos os albuns da banda.
A segunda faixa, Shadow of a Doubt, com a voz soturna e arrastada de Kim Gordon, entre sussurros, a canção vai crescendo com alguns gritos, delírios, algo bem abstrato e confuso, que logo em seguida vai ficando mais lento novamente, levando uma melodia calma e de alívio aos ouvintes.
Pulando a terceira faixa, Star Power, temos In the Kingdom #19, digamos assim, ''declamada'' por Lee Ranaldo.
Green Light é a quinta faixa do álbum, nessa posso comentar a estranha combinação de algo pop com algo angustiante e alucinado. (vocais: Thurston Moore) Na sexta faixa, temos um som barulhento e experimental, Death to Our Friends.
Sétima faixa, Secret Girl, uma música, com toda a certeza, que pode mexer com qualquer um que está ouvindo. Sinto essa música como uma espécie de ''prece, oração, pedidos, suplícios''. Porém bem agradável, tudo muito bem acertado, aos padrões do Sonic Youth é claro. (vocais: Kim Gordon)
A oitava faixa é Marilyn Moore, uma música escrita por Lydia Lunch. Cujo trabalho eu não conheço muito bem para poder opinar, porém, de grande importância para os anos 80. Boa faixa também, com distorção lenta (Over and over and over again). (vocais:Thurston Moore)
A nona faixa, Expressway to your skull, temos mais um clássico da banda. (vocais:Thurston Moore) e na décima faixa, fechando o disco, Bubblegum, um cover praticamente pop, literalmente com alguns traços de punk rock tradicional.(Vocais: Kim e Thurston)
Enfim, vejo o Sonic Youth como uma banda que, de vários pontos diferentes, moldou, criou e ajudou, posteriormente (E MUITO) a cena alternativa de todo o mundo, sendo assim marginal por definição. Kurt Cobain, do Nirvana, era um grande fã da banda. As bandas das décadas que vieram depois do S.Y, no cenário underground, beberam muita dessa fonte. E até hoje é assim. Infelizmente a banda terminou há alguns anos, por motivos pessoais, até onde fiquei sabendo, mas o legado deles é grande, conta com uma bela discografia.

Postagem por: Raphael Endless

10 comentários:

  1. Não conheço essa banda que você citou, mas pela sua resenha fiquei bem animada para ouvir! E se Kurt era fã, deve ser muito boa mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conheço essa banda que você citou, mas pela sua resenha fiquei bem animada para ouvir! E se Kurt era fã, deve ser muito boa mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido algumas musicas, mas não um álbum completo. Já estou indo dar play no Evol pra ver se gosto :D

    Abraço!
    https://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Posso tá enganada, mas acho que já ouvi alguma música deles, porém pouco sei sobre a banda em si. Mas depois do seu post fiquei chocada com o tamanho da bagagem deles. Caramba quase da minha idade!
    Vou procurar algumas faixas para ouvir.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Bem, estou a sentir-me um pouco ignorante pois não conhecia essa banda, e fui procurar aí as músicas que citou, mas não faz muito o meu género, eheh. Contudo, obrigada por partilhar connosco!!
    Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, legal a proposta de trazer bandas que pra muitos são desconhecidas, eu mesma não conhecia e conheço muitas bandas que poucas pessoas conhecem.

    Beijos e um dia de conquistas!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  7. Também não conheço essa banda, embora seja da época em que eu era criança/jovem. Confesso que fiquei curiosa para ouvir! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa banda, então procurei e vi que não é um dos meus gêneros favoritos.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o trabalho da banda. É muito diferente! Ouvi agora algumas e achei bem interessante apesar de ser um pouco diferente do que eu costumo ouvir. Gostei dos títulos Sunday, Superstar e até do som da música Espressway to your skull do álbum mencionado. A música "Marilyn Moore" eu ouvi, mas não apreciei muito. Mas música é a minha vida e eu curti conhecer. Show!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
  10. Achei o post interessante e tirei até print para pesquisar sobre, pois não conhecia a banda. Espero que eu também goste!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir