Vem com a gente!

Olhar sobre Feridas



By  Coletivo Poesia Marginal     16:50:00    Marcadores: 

     "E, também como digo, várias vezes, nós somos igualmente responsáveis pelo dano que nos causam, pela roupa que deixamos que nos arranquem do corpo, já fraco. Sim. Porque somos ingênuos, porque somos demasiado espontâneos, porque damos demasiado de nós, sem saber o quão receptivo ou preparado para isso está o outro. Então, depois, vamos dizer a todos o quanto dói esta ferida aberta, que não passa da nossa ingenuidade, não é?"
        Com esse trecho, retirado diretamente de um blog do velho continente, começo uma missão um tanto quanto curiosa: tratar sobre um texto de uma forma mais informal que o meu costume. O texto em questão é "Feridas", de autoria da Bea AMP. Bea é uma pessoa peculiar, que se descreve como alguém que se esconde por não saber o que fazer. Apaixonada verdadeiramente por literatura, trata sobre o tema - dentre outros - em seu blog, o Pseudo Psicologia Barata.
        O principal recurso da escrita da Bia não é, de forma alguma, inovador. Isso deve ser um dos principais motivos dela usa-lo tão bem, de forma a fazer com que alguns dos seus textos sejam magníficos, como por exemplo, Tu. Vou tomar as palavras de Rob Camilotti, autor já tratado aqui no Coletivo nesse post e descrever o recurso que ela usa como sangue. Sangue que escorre em uma escrita extremamente carnal.
        A luz da minha própria teoria, e sob o risco de ser contestado ela autora, considero "Feridas" uma bela poesia. Seus versos, emaranhados como os pensamentos do Eu poético, colocados no papel pela autora. Sua prosa é justificada pela visceralidade do que precisa ser dito. Não há tempo nem espaço para métricas e versificação na escrita do texto, há urgência, há sangue, há uma exposição sem pudores, dedos... Qual ferida aberta, é muito mais impactante do que belo.
          O texto é mais um acerto de Bia, da qual recomendo fortemente o blog. Sério, cliquem aqui.


5 comentários:

  1. Obrigado pela referência ao meu nominho, Victor, rs!

    Sobre Bia, esta "patrícia" tem talento, rs, escreve muito bem e seus textos são carregados de sentimentos e reflexões.

    É muito ampliar nosso universo existencial a partir de olhares de terceiros!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus,
    Eu quero, um dia, chegar ao nível de perfeição de sua escrita.
    Esse trecho inicial calhou tão bem que chega enviei a um amigo que estava se lamentando...
    Se eu fosse a Bia, ficaria enormemente orgulhoso por ler algo tão bom sobre o meu trabalho!
    Parabéns para ela!
    Ahhh! Eu costumo dizer que as vezes eu escrevo textos com caneta de lágrimas com tinta de sangue.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma linda poesia. Parabéns pela escolha. Esse trabalho de divulgar outros autores é essencial para o cenário nacional. Obrigada por isso.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Bia deve estar muito feliz. Quem não ficaria? Imaginei o sorriso dela ao ler isso. Que belo post, Vítor. Delicado e rico em detalhes. Parabéns pela iniciativa de divulgar outros blogueiros!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Eu desejo algum dia conseguir escrever tão bem quanto você, o post ficou perfeito!

    ResponderExcluir